quinta-feira, 2 de junho de 2011

SENSORIAMENTO REMOTO

Resolução espacial
- Cada sistema sensor tem uma capacidade de definição do tamanho do pixel, que corresponde a menor parcela imageada . O pixel é indivisível. É impossível identificar qualquer alvo dentro de um pixel, pois seu valor integra todo o feixe de luz proveniente da área do solo correspondente ao mesmo. A dimensão do pixel é denominada de resolução espacial. As imagens LANDSAT têm resolução espacial de 30 m, a resolução espacial do SPOT é de 20 m e a do NOAA é de 1100 m. Quanto menor a dimensão do pixel, maior é a resolução espacial da imagem. Imagens de maior resolução espacial têm melhor poder de definição dos alvos terrestres.

Resolução espectral
-Como mencionado anteriormente, a REM é decomposta, pelos sensores, em faixas espectrais de larguras variáveis. Estas faixas são denominadas bandas espectrais. Quanto mais estreitas forem estas faixas espectrais, e/ou quanto maior for o número de bandas espectrais captadas pelo sensor, maior é a resolução espectral da imagem.

Resolução radiométrica
- A resolução radiométrica está relacionada a faixa de valores numéricos associados aos pixels. Este valor numérico representa a intensidade da radiância proveniente da área do terreno correspondente ao pixel e é chamado de nível de cinza. A faixa de valores depende da quantidade de bits utilizada para cada pixel. A quantidade de níveis de cinza é igual a 2 (QtdBits)
(dois elevado a quantidade de bits).

Resolução temporal
- Está relacionada ao período de tempo em que o satélite volta a revisitar uma mesma área. O satélite SPOT tem resolução temporal de 26 dias, portanto menor que o LANDSAT que é de 16 dias.

Nenhum comentário: